Saúde
Informação e conscientização sobre HIV e Aids
No dia voltado à visibilidade do assunto, ação será realizada no Mercado Público
Marcada pelo Dia Mundial de Visibilidade e Ação contra o HIV e a AIDS, a tarde de hoje será de ações no Largo Edmar Fetter, no Mercado Público. Com o objetivo de informar, testar, aconselhar, acolher e tornar acessível aos pelotenses métodos de prevenção ao HIV, o Coletivo PositHIVes, do curso de Psicologia da UFPel, em associação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o grupo extensionista O Cuidado é o Segredo, do curso de Enfermagem da UCPel, será realizado o primeiro PrEP Itinerante.
A iniciativa inédita na cidade visa ofertar a Profilaxia Pré-Exposição para HIV (PrEP) deslocada do Serviço Ambulatorial Especializado (SAE). "Trata-se de uma ação extramuros, no coração da cidade e que tem por intuito tornar mais acessíveis informações, testagem, métodos de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e, evidentemente, à PrEP", explica o coordenador do Coletivo Acadêmico Antissorofóbico PositHIVes, Hudson Carvalho.
Além do objetivo de dar visibilidade ao método de prevenção, serão discutidas formas de estimular o autocuidado e a superação de estigmas e preconceitos. A ação fará parte da Semana da Diversidade que acontece entre os dias 26 de novembro e 5 de dezembro. "Os movimentos LGBTQIA+ foram protagonistas em pressionar por políticas públicas de tratamento, prevenção e seguridade no que tange ao HIV e a AIDS e, portanto, é importante que uma ação tenha início com a celebração da diversidade humana, enfaticamente a relacionada com questões de gênero e sexualidade."
Importância do acompanhamento
Sobre o acolhimento, também foco do evento, Hudson frisa que a assistência psicológica a uma pessoa que vive com HIV deve ser integral. "Lidamos com um ser complexo e em pleno movimento com seu mundo social, pessoal, espiritual, etc. O processo de acolhimento permite à pessoa repensar sua história e sentido de vida", explica. O professor relembra que aquele que convive com o vírus tende a sofrer com um conjunto de estigmas e preconceito em seu cotidiano, chamado de sorofobia. "Estes podem ter consequências graves na vida da pessoa, como reclusão e fobia social, dificuldades interpessoais, depressão, baixa de aderência ao tratamento antirretroviral, entre outras."
Afinal, o que é PrEP?
A Profilaxia Pré-Exposição é um método farmacológico relativamente recente e altamente eficaz de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, sendo capaz de reduzir a probabilidade de infecção. O objetivo é prevenir e promover uma vida sexual mais saudável para seus usuários. A Profilaxia consiste na combinação dos medicamentos tenofovir e entricitabina em um comprimido único que deve ser tomado diariamente. Hudson ressalta que o método não previne outras ISTs e, assim, recomenda-se que se utilize de modo combinado com outros métodos.
Serviço
O evento no Largo Edmar Fetter ocorre das 13h às 19h. Estarão presentes docentes da UFPel e da UCPel, profissionais de saúde do município e estudantes de graduação e pós-graduação para acolhimento, informação, testagem e PrEP para a população de modo 100% gratuito.
Nova opção de tratamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na segunda-feira um novo medicamento para o tratamento do HIV. Trata-se da combinação de dois antirretrovirais - a lamivudina e o dolutegravir sódico - em um único comprimido. De acordo com a bula, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo por especialistas. Além disso, o remédio promove o aumento da contagem de cédulas CD4, que exercem importante papel na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções. O medicamento poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos e que pesem, pelo menos, 40 quilos.
Desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentos disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário